Sapinho-da-montanha-do-lula: espécie de SC do tamanho da ponta de um lápis homenageia presidente
19/12/2025
(Foto: Reprodução) Nova espécie de sapo é descoberta em SC; VÍDEO
O sapinho-da-montanha-do-lula é a mais nova espécie de anfíbio descoberta em Santa Catarina. Com menos de 18 milímetros e coloração vibrante, o animal raro foi encontrado na Serra do Quiriri, no Norte, e recebeu o nome em homenagem ao presidente Lula (PT) como tentativa de chamar a atenção para ações de conservação da Mata Atlântica.
🔍 A descrição do pequeno anfíbio de montanha, de nome cientifico Brachycephalus lulai, foi divulgada pela revista internacional PLOS ONE em 10 de dezembro. O artigo foi liderado pelo professor Marcos Bornschein, do Instituto de Biociências da Universidade Estadual Paulista (Unesp).
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Segundo a própria universidade, a escolha do nome busca não somente reconhecer a trajetória do político brasileiro, mas também conclamar o presidente para a intensificação de ações de conservação do bioma onde a espécie vive.
🔍 🤏 O animal é tão pequeno que uma foto aproximada mostra ele do mesmo tamanho da ponta de um lápis (imagem abaixo).
Sapinho-da-montanha-do-lula de 18 mm foi descoberto em SC
Unesp
🐸 Espécie
O animal pertence ao gênero Brachycephalus, sendo um grupo de pequenos sapos diurnos que vivem ocultos abaixo de camadas de matéria orgânica. Conforme a Unesp, com a descoberta, o gênero agora tem 44 espécies reconhecidas, sendo 37 delas descritas neste século.
Apesar do tamanho diminuto, os animais chamam a atenção pela coloração vívida, por viver em área restrita e deslocamento muito lento. Com canto característico, o sapo é mais fácil de ser ouvido do que visto.
Conforme a universidade, a descoberta e a publicação do artigo são resultados de quase uma década de pesquisas. Além disso, o estudo compõe o trabalho de pesquisadores de várias instituições que buscam a criação de um parque nacional para proteger a nova espécie em Santa Catarina.
"Os resultados indicaram que essas espécies passaram a ocupar os topos de montanhas à medida que o clima se tornou mais quente e úmido no passado, estabelecendo-se em florestas nebulares. Atualmente, esse tipo de floresta ainda está avançando sobre os campos de altitude devido à mudança climática", afirmou a Unesp.
📍 A Serra onde a espécie foi encontrada fica na divisa entre Santa Catarina e o Paraná. A região abrange os municípios de Campo Alegre, São Bento do Sul, Rio Negrinho e Corupá.
Animal tem menos de 18 mm e foi encontrado no Norte de Santa Catarina
Unesp
LEIA TAMBÉM:
SC e Florianópolis têm avaliações distintas em relatório climático
VÍDEO: onça-parda é flagrada atravessando a rua por casal em SC
Pesquisa
O estudo contou com a participação de 11 pesquisadores de quatro países diferentes e é a descrição mais completa de um Brachycephalus do sul do Brasil. A região abriga metade de todas as 44 espécies conhecidas do gênero.
Instituições participantes:
Instituto de Biociências do câmpus do litoral paulista da Unesp;
Universidade Federal do Paraná como instituições brasileiras,
Universidades do Reino Unido, Estados Unidos e Alemanha;
Parte da pesquisa foi financiada pela Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.
A colaboração internacional permitiu uma abordagem integrada, abrangendo morfologia, anatomia, esqueleto, bioacústica, filogenia molecular e aspectos ecológicos da nova espécie.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias
Segundo a Federação Brasileira de Naturismo (FBRN), a prática que leva o nome do órgão turismo: “É um modo de vida em harmonia com a natureza, caracterizado pela prática do nudismo em grupo, que tem por intenção favorecer o auto-respeito, o respeito pelo outro e o cuidado com o meio ambiente”.