Adolescente baleado por amigo com arma do pai CAC recebe alta após 11 dias internado em SC
20/10/2026
(Foto: Reprodução) Adolescente baleado pelo amigo com a arma do pai recebe alta hospitalar em SC
p
O adolescente de 13 anos baleado na cabeça por um amigo da mesma idade recebeu alta do hospital nesta terça-feira (20), em Chapecó, no Oeste de Santa Catarina. A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). O jovem passou por cirurgia e ficou internado por 11 dias.
O caso ocorreu em 10 de outubro. O amigo que fez o disparo usou a arma do pai, que possui registro de Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Ela estava em local de fácil acesso, conforme a investigação.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A mãe do adolescente publicou a alta nas redes sociais. "Hoje, olhando para tudo o que passamos, meu coração transborda gratidão", escreveu. O jovem estava no Hospital Regional do Oeste, em Chapecó.
O rapaz chegou a ficar internado em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) por três dias. O amigo que atirou foi internado provisoriamente e é investigado por ato infracional análogo à tentativa de homicídio.
Adolescente baleado pelo amigo que usou a arma do pai recebe alta do hospital
Reprodução/Redes sociais
Polícia Civil concluiu procedimento infracional
A delegada Lisiane Junges informou que encaminhou ao Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), na segunda-feira (19), o procedimento infracional relacionado ao adolescente que atirou.
"O autor do disparo foi o adolescente internado, sim, não há dúvidas quanto ao ponto, ele mesmo confirma", declarou a delegada.
Arma usada por adolescente para atirar em amigo em Chapecó e janela atingida por disparo
Polícia Civil/Divulgação
A Polícia Civil não pediu a manutenção da internação. A delegada também explicou que não há indiciados neste caso, já que os envolvidos têm menos de 18 anos.
"Nesses procedimentos, não há 'indiciamento' pela polícia. Realizamos as diligências e encaminhamos para deliberação direta do MP, que se manifestará a respeito da manutenção, ou não, da internação".
A defesa do adolescente informou que ele havia sido internado em 11 de outubro, mas foi colocado em liberdade na segunda (19).
"O processo segue em investigação e está em segredo de justiça, ainda tem diligências para serem realizadas, mas maiores detalhes não podem ser dados nesse momento", disse em nota.
O MPSC informou que recebeu a investigação feita pela Polícia Civil e que não vai divulgar mais informações porque o caso está em sigilo.
➡️ O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) fixa que todas as pessoas menores de 18 anos de idade são penalmente inimputáveis. A legislação estabelece uma responsabilização para casos envolvendo crianças e adolescentes: o ato infracional.
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias