Flankton e Athelstan: veja nomes 'diferentões' em SC que não aparecem na lista do IBGE
05/11/2025
(Foto: Reprodução) IBGE divulga os nomes e sobrenomes mais populares do Brasil pela primeira vez
Flankton e Athelstan. Esses são alguns dos nomes em Santa Catarina que estão entre os mais incomuns de todo o país. Nenhum dos três aparece no levantamento divulgado na terça-feira (4) pelo Instituto Brasileiro de Geografia de Estatística (IBGE), a partir do Censo de 2022.
O g1 chegou até esses nomes através de mensagens enviadas pelos próprios familiares. Segundo o instituto, os nomes usados por menos de 20 pessoas não são divulgados oficialmente pelo órgão por conta de sigilo estatístico.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A mãe de Athelstan, que mora em São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, por exemplo, informou que o nome vem de Etelstano, rei anglo-saxão que viveu entre c. 894 e 939.
Já William Flankton, morador de 34 anos de São José, na mesma região, diz que não sabe a origem do seu nome composto, embora já tenha tentado buscar. Ele também não questionou os pais, que morreram há alguns anos.
"No trabalho, todos me chamam de Flankton. E sempre me perguntam de onde é e como pronuncia", comentou ao g1. Ele é engenheiro de software e registrou na internet um domínio com o próprio nome para um portfólio.
Leia também:
Ranking: IBGE divulga os nomes mais populares em Santa Catarina
Brasil tem 4,3 mil nomes usados por apenas 20 pessoas, segundo o IBGE
🔎 Consulte o seu nome e sobrenome
➡️ Em recorte da pesquisa, o IBGE divulgou que o Brasil tem 4.309 nomes usados por exatamente 20 pessoas. Os nomes usados por grupos menores que esse não são divulgados oficialmente por conta de sigilo estatístico, segundo o instituto.
Entre esses nomes que apenas 20 pessoas usam estão Agassiz, Oberdania e Juergen, por exemplo. Consulte todos aqui.
O IBGE também divulgou a lista com os nomes e sobrenomes mais comuns em Santa Catarina. Veja a lista.
Movimento de pessoas no Centro de Florianópolis
Tiago Ghizoni/NSC/Arquivo
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias