Formatura do projeto “Eu Sou um 60+ Conectado” celebra inclusão digital de idosos em Florianópolis

  • 27/06/2025
(Foto: Reprodução)
A iniciativa gratuita já qualificou dezenas de participantes para o uso seguro e autônomo da tecnologia Mais de 40 idosos de Florianópolis receberam seus certificados de conclusão do projeto Eu Sou um 60+ Conectado, no final de maio deste ano, em uma cerimônia no Centro Multiuso para Pessoa Idosa (CEMUPI), antigo Clube 12 de Agosto. A iniciativa, gratuita, visa capacitar pessoas com 60 anos ou mais para o uso consciente e seguro do celular, promovendo inclusão digital e social. Ao todo, quatro turmas concluíram a formação, com aulas presenciais nos bairros Carianos, Centro, Coqueiros e Ingleses. Familiares, amigos e representantes do poder público participaram do evento, marcado por emoção, orgulho e reconhecimento. Três meses de aprendizado Durante o curso, com duração de três meses, os participantes aprenderam a utilizar funções básicas do celular, aplicativos de comunicação, transporte, bancos e redes sociais. Também receberam orientações sobre segurança digital, essencial para o uso protegido da tecnologia. O projeto é promovido pelo Conselho Municipal da Pessoa Idosa, por meio do Fundo Municipal da Pessoa Idosa, e executado pelo CPDI (Criando Pontes Digitais Inclusivas), com apoio da Prefeitura de Florianópolis. Autonomia e protagonismo A Assessora de Políticas Públicas da Pessoa Idosa, Sandra Raimundo, destacou o impacto social da iniciativa. “A inclusão digital é, antes de tudo, inclusão social. É emocionante ver a alegria e o sentimento de conquista de cada um dos participantes. Queremos que a pessoa idosa viva a tecnologia de forma segura e independente”, afirmou. Desde 2023, o projeto tem ampliado o acesso de idosos à tecnologia, promovendo o envelhecimento ativo e a participação plena na vida digital. Com os novos concluintes, sobe para quase 50 o número de formados apenas nesta etapa. Políticas públicas que fazem a diferença Segundo a Secretaria de Assistência Social de Florianópolis, o projeto foi o primeiro a ser executado com recursos do Fundo Municipal da Pessoa Idosa. A formação e a inclusão digital são resultados concretos de ações bem estruturadas que impactam positivamente a vida das pessoas. A próxima etapa do 60+ Conectado já está em planejamento, com a expectativa de atender novos grupos nos próximos meses. Lembrando que para poder participar é preciso ter 60 anos ou mais e ser morador de Florianópolis. As vagas para os próximos cursos serão divulgadas no site: https://www.pmf.sc.gov.br/entidades/semas/index.php Fique por dentro das ações realizadas na capital através do canal Florianópolis, uma cidade para todos no G1. Conforme determina a Lei Municipal nº 10.199, de 27 de março de 2017, a Prefeitura Municipal de Florianópolis informa que a produção e veiculação desta matéria publicitária não teve custo, no G1.

FONTE: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/especial-publicitario/prefeitura-municipal-de-florianopolis/florianopolis-uma-cidade-para-todos/noticia/2025/06/27/formatura-do-projeto-eu-sou-um-60-conectado-celebra-inclusao-digital-de-idosos-em-florianopolis.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Peça sua música também no whats (47)9.9681-0074, programas ao vivo Segunda, Quarta e Sexta-feira as 20h, domingo das 09h ás 12h.

Top 10

top1
1. Dom Gildinho Eterno Monarca

Os Monarcas

top2
2. Prenda

Os Mateadores

top3
3. Papagaio

Rainha Musical

top4
4. Se o Pai Deixar a Querência

8º Canto Missioneiro

top5
5. Pala Rubro

Quarteto Coração de Potro

top6
6. Vanerão da Noite Inteira

Os Chacreiros

top7
7. Não Te Anseia

Grupo Carqueja

top8
8. Mercedita - Mãe Campeira

Grupo Querência

top9
9. Bagual e Meio

Zé Leandro e Grupo Chamarra

top10
10. Serenata

Os Tiranos


Anunciantes