Moradores fazem panelaço após falta de luz na cidade com 2° metro quadrado mais caro do Brasil
02/01/2026
(Foto: Reprodução) Panelaço de moradores após falta de energia em Itapema (SC)
O primeiro dia do ano foi marcado pelo calor e falta de energia em Itapema, cidade do Litoral Norte de Santa Catarina que tem o 2° metro quadrado mais caro do Brasil para venda de novos imóveis. A suspensão do serviço, que em algumas regiões chegou a 12 horas, motivou protestos, como um panelaço em vários prédios (assista o vídeo acima).
Ao todo, cerca de 11 mil unidades consumidoras ficaram sem o serviço em Itapema e na vizinha Porto Belo. A cidade estão entre as mais procuradas pelos turistas no verão.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
A queda de energia foi registrada perto das 17h da quinta-feira (1º), quando as temperaturas estavam perto dos 30 °C. Os vídeos do panelaço foram publicados nas redes sociais e manifestam indignação contra a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), concessionária pública responsável pela distribuição no estado.
Em nota, a Celesc justificou que temporais com fortes chuvas e ventos na região afetaram o sistema elétrico, impactando bairros como Meia Praia (Itapema) e Perequê (Porto Belo).
A concessionária reiterou que o principal motivo foi a queda de árvores e galhos sobre a rede. Em um dos alimentadores foi encontrada uma palmeira sobre a rede elétrica, causando o desligamento.
A demora no restabelecimento foi causada pelas dificuldades das equipes em localizar os defeitos na rede, além do trânsito intenso na região, retardando o tempo de resposta.
Moradores fazem panelaço contra falta de energia em Itapema
Reprodução
12 horas sem energia
A energia começou a voltar perto de 22h, somente para 5.364 unidades consumidoras. A outra parte dos moradores ficou quase 12 horas sem energia, com o serviço retornando às 4h45 desta terça-feira (2).
"A Celesc reforçou que atua de forma contínua e prioriza a segurança das equipes e da população e que segue intensificando ações preventivas de manutenção e manejo de vegetação", reforça a nota.
Vista aérea de Itapema (SC)
Divulgação
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias